No Olhar do Veterinário Macaense

"O Tempo que Passa Não Passa Depressa, o que Passa Depressa é o Tempo que Passou!"

Friday, December 08, 2006

10 Anos de Portugal !!!

Um dia destes, de repente, senti um aperto no peito e fui literalmente comido por um ar de nostalgia. Sem saber porque comecei a pensar na minha vida e apercebi-me que já tou cá em Portugal há... 10 anos !!! 10 longos anos !!! Cum catano, como dizia o outro !!! Dassssse, como eu diria !!!

Ainda me lembro daquela viagem directa de Macau a Lisboa depois do choro monumental da malta toda no aeroporto... Afinal, o menino da mamã, a flor de estufa, o puto mimado... acabara de dar um passo em frente, deixando o conforto que sempre vivera, a protecção que sempre tivera e avançara cegamente para uma das maiores aventuras e apostas da sua vida !!!

Um mês em Lisboa, capital de Portugal, cidade cosmopolitana, grande como o raio... outro em Lamego, mais concretamente numa terriola chamada Valdevez, onde o café mais próximo ficava no cú do Jonas, o correio mais perto ficava a 4Km, praticamente inacessível para carros, sem telefones... até chegar ao Porto.

No Porto, ainda sem saber onde é que iria ser colocado, tive a sorte de encontrar na minha quarta tentativa, um lar que acabaria por contribuir para umas das páginas mais marcantes dos meus anos de faculdade: Casa da Dona Céu !!! A minha "família" !!! Viver com aqueles compinchas (Nuno, JP, Eduardo, Mané, Filipe, Aurélio, Miguel, Nuno Paiva...) foi uma experiência enriqucedora e contribuiu de forma incontestável para o meu crescimento como pessoa e homem !!!

No primeiro dia 9 de Setembro que passei em Portugal, alguns dos meus amigos de Macau decidiram fazer-me uma surpresa (e que surpresa!) e apareceram em minha casa !!! Vieram de Lisboa, Braga, Coimbra, Leiria, Marco de Canaveses... INCRÍVEL !!! Entre outros, tava o Diogo, o JP, a Sofia, o Luís Paulo, a Filipa, o Chicolai, o Luís Paulo, a Filipa, o Sérgio Madureira, o Bruno Carvalho, o Bruno Lopes... Ofereceram-me a minha primeira e única camisola da selecção portuguesa !!! É óbvio que essa noite também foi a primeira noite em que apanhei uma moca em Portugal, não podia ser doutra maneira !!! Acabámos todos no Hospital Santo António (sem ser por mim causa mas não vou mencionar nomes aqui, hehehehe !!! foi memorável para aqueles que viveram essse momento !!! hahahaha !!!)

Depois, soube que tinha entrado no I.C.B.A.S. por um telefonema de Macau. I.C.B.A.S.??? O que é isso ? Perguntei eu, que nem sabia que tinha concorrido para um sítio com esse nome !!! :P Fui confirmar a minha colocação à Faculdade de Economia. Afinal Biomédicas ficava a 2 minutos da casa da Dona Céu !!! Que sorte !!! Hahahaha !!! Acabei por faltar a 2 dias de praxe porque tava com medo pelas histórias que as pessoas me contaram e fugi para Lisboa nesses dias. Quando finalmente ganhei coragem de aparecer na praxe, fiquei a perceber que fui um grande estúpido em ter faltado àquilo !!! Foi de mais !!! Inesquecível !!! E esta malta da foto contribuiu e de que maneira a essas memórias tão agradáveis dos meus primeiros passos na vida académica !!!

Eu não fazia a mínima ideia o que era a vida académica que não seja estudar ou marrar e ir a exames e chumbar. Mas com o tempo apercebi-me que há muito mais que isso, muito mais mesmo !!! Desde os meus melhores amigos até o gajo mais ranhoso ou a gaja mais tinhosa, todos me marcaram e escreveram uma página brilhante na minha vida.

Cada sorriso, cada lágrima, cada convívio, cada desespero... Momentos altos no sétimo céu, momentos baixos no inferno, tive sempre alguém ao meu lado... e o referido puto mimado, filho da mamã, flor de estufa foi crescendo e tornando-se pouco a pouco num homem...

Apesar de ter feito muitos e grandes amigos na faculdade, a amizade macaense nunca foi esquecida e esteve bem presente durante a caminhada toda...

A memória é um instrumento que contribui muitas vezes para sentimento de saudades e de aperto no peito mas principalmente ajuda-me a mim lembrar que já fui feliz e poderei voltar a sê-lo a qualquer momento...

Palavras de um gajo 10 anos mais velho agora...

CHAU, 3:28 AM